Periodontia
A periodontia estuda os tecidos normais e as doenças dos tecidos, sistema de implantação e suporte dos dentes. A palavra periodontia significa “perio” = em volta de e “dontia” = dentes. Compreende os tecidos da gengiva, do ligamento periodontal, do cemento radicular e do osso alveolar.
A gengiva é o tecido que reveste o osso que sustenta os dentes. Em virtude da má higiene, do fumo, do stress, da imunodeficiência e de maus hábitos alimentares a gengiva fica fragilizada às infecções decorrentes de bactérias.
Conheça os outros tratamentos:
Cirurgia Bucomaxilo Facial+
Esta especialidade realiza tratamentos como: enxertos ósseos, transplantes e reimplantes de dentes, dentes inclusos biópsias, cirurgias com finalidade protética, cirurgias com finalidade ortodôntica, cirurgias ortognáticas e tratamento cirúrgico de cistos, afecções radiculares e periradiculares, doenças das glândulas salivares, doenças da articulação têmporo-mandibular, lesões de origem traumática na área buco-maxilo-facial, malformações congênitas ou adquiridas dos maxi-lares e da mandíbula e os tumores da região oral e maxilo-facial.
Clareamento a Laser+
É uma técnica na qual se utilizam substâncias químicas visando remover manchas e pigmentações dos dentes dando-lhe uma cor mais branca e natural.
Os clareamentos dentais podem ser:
- Clareamento de dentes não vitais:
Realizado em dentes tratados endodonticamente (c/ tratamento de canal). Este tipo de clareamento é feito internamente.
- Clareamento de dentes vitais:
Realizado em dentes que não tem tratamento. Neste clareamento, aplica-se um gel clareador sobre a superfície externa do dente. Existem vários métodos para se realizar este tipo de clareamento, tais como uso de moldeiras (uso caseiro), luzes, e o mais moderno atualmente que é o clareamento através do uso de laser de argônio.
Dentística+
Atua na área da cosmética e restauração dental. Entre outros serviços, os profissionais tratam de clareamentos dos dentes, uso de resinas diretas, peeling gengival, facetas e restaurações estéticas.
O seu principal foco é a estética, ainda que a restauração de dentes também seja uma medida importante para a saúde individual, já que a permanência de cáries pode causar problemas a vários níveis, além de criar problemas na mastigação dos alimentos.
Endodontia+
Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem. Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado, visando a manutenção do dente na cavidade bucal, e a saúde dos tecidos periapicais.
Estética Dental+
Sorrir é preciso. É necessário sorrir para trabalhar, e também para as pessoas que você ama. Sorrir é imprescindível. O Sorriso não é necessário apenas para mostrá-lo aos outros, é também importante para se alimentar. Uma estética dental deficiente fere a autoestima das pessoas, sinaliza a existência de problemas de saúde oral e prejudica a mastigação dos alimentos.
Estética Dental é beleza, mas é também saúde. Se você deseja recuperar a cor branca, o brilho e as funções dos seus dentes.
Implantes dentários+
Implantes dentários são suportes ou estruturas de metal posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva. Uma vez colocados, permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre eles.
A laserterapia vem sendo amplamente difundida na área da saúde. Evoluindo, também, na odontologia. Beneficia o paciente com tratamentos atraumáticos, melhor pós-operatório, promove uma recuperação mais rápida e menos dolorosa, nos casos de ulcerações aftosas, ulcerações traumáticas e lesões herpéticas, entre outras vantagens.
A odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças.
São eles os responsáveis pela higiene não só das crianças que já tem dentinhos, mas também dos bebês e das gestantes. Aliás, as mães devem procurar esses profissionais ainda durante a gravidez, enquanto ainda tem um tempinho sobrando, para se informar sobre os cuidados que devem ter a partir do nascimento.
O tratamento para crianças também requer cuidado especial. Os pequenos precisam de maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista não vire uma tortura. O ambiente também deve ser atrativo, ajudando a criança a se sentir confiante e descontraída
Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.
A periodontia estuda os tecidos normais e as doenças dos tecidos, sistema de implantação e suporte dos dentes. A palavra periodontia significa “perio” = em volta de e “dontia” = dentes. Compreende os tecidos da gengiva, do ligamento periodontal, do cemento radicular e do osso alveolar.
A gengiva é o tecido que reveste o osso que sustenta os dentes. Em virtude da má higiene, do fumo, do stress, da imunodeficiência e de maus hábitos alimentares a gengiva fica fragilizada às infecções decorrentes de bactérias.
Pensar em bem-estar é pensar em prevenção.
A prevenção é um trabalho em equipe, que envolve paciente e dentista, visando preservar a dentição natural e os tratamentos já realizados.
Por isso, evita o aparecimento e o progresso de doenças bucais. A higiene bucal regular é a melhor forma de preservar seu sorriso sempre saudável. Nossos profissionais fornecem orientações constantes sobre uma escovação correta, utilização do fio dental etc.
Além disso, visitas periódicas ao dentista conferem um cuidado ainda mais intenso e eficaz, estas visitas servem para:
• Monitorar e acompanhar tratamentos realizados.
• Avaliar a eficácia da higiene caseira do paciente.
• Orientar o paciente quando necessário.
• Detectar possíveis problemas em seus estágios iniciais.
• Realizar procedimentos preventivos.
A prótese dentária (ou prótese dental) é a arte dental, ciência que lida com a reposição de tecidos bucais e dentes perdidos, visando restaurar e manter a forma, função, aparência e saúde bucal. Aplicados à odontologia, são utilizados indistintamente os termos prostodontia e prótese dentária. O termo "prótese dentária" também é utilizado para se referir ao artefato que se propõe a substituir a função original dos dentes perdidos ou ausentes.
O seu principal objectivo é a reabilitação bucal, em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação. Repõe ou restaura de forma indirecta (por meio laboratorial) os (dentes), por meio de confecção de próteses fixas (coroas em metal, porcelana e materiais poliméricos e pontes) ou próteses removíveis como prótese total (a popular dentadura) ou prótese parcial removível (ponte móvel). Recentemente encontramos próteses modernas produzidas sobre implantes como overdentures, próteses fixas livres de metal (metalfree) e próteses protocolo.